Curso Tecnologia na Educação:ensinando e aprendendo comas TIC
Formador: Antonio Rangel Costa
Cursista: Antonio Aníbal Cardoso Guedes
Apropriação da TV escola
Em primeiro lugar, gostaria de refletir um pouco sobre a realidade da escola de hoje; essa escola que está atravessando um processo de transformação.
Diante das mudanças na atuação dos indivíduos frente às políticas públicas, o lugar da educação para a formação desse novo cidadão-mundo precisa ser repensado, a partir de novos referenciais.
Dentro dos sistemas educacionais, Moacir Gadotti analisa o processo de
“transformar a escola burocrática existente numa outra escola, uma escola com autonomia, uma escola cidadã” (GADOTTI, 1993:6).
Há uma estreita ligação entre a questão da autonomia na escola e o Projeto Político Pedagógico. A autonomia revela-se como pressuposto para a construção do verdadeiro Projeto Político Pedagógico, e este se configura na “materialização” da autonomia existente na escola.
Minha prática
A TV Escola pode efetivamente, contribuir para a construção da qualidade no espaço escolar. Mas, para que isso aconteça, a apropriação desse importante recurso não pode limitar-se a iniciativas isoladas de um ou outro professor.
A proposta de utilização da TV Escola no Projeto Político-Pedagógico da escola que aqui fazemos não pode ser vista como um “receituário” para ser seguido à risca. Ela representa um recurso a mais, dentre os textos que tratam do tema e os relatos de experiências bem sucedidas que, somados à criatividade da comunidade escolar poderá resultar num projeto representativo de cada escola.
Desenvolver e programar um ambiente colaborativo que ajude os professores a construírem atividade de aprendizagem para sala de aula, com conteúdos veiculados pelo programa TV Escola, que deverão ser utilizados como motivação ou ilustração, ampliando conhecimentos. Tal ambiente agregará ferramentas para construção e disseminação das atividades, usando uma metodologia que favoreça a inserção das novas tecnologias no aprendizado curricular, de forma interdisciplinar. Contribuindo para a atualização, o aperfeiçoamento, a formação continuada e valorização dos professores, bem como para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, visando fortalecer a integração da comunidade escolar.
Espera-se ao final do projeto, que a intensa utilização da TV Escola promova capacitação de professores e alunos, isto é, incremente a habilidade de uso do pensamento crítico para localizar, avaliar a informação, tornando o aprendiz um indivíduo mais autônomo, favorecendo a inserção do programa TV Escola no projeto pedagógico da escola.
Aníbal Guedes
Professor da TV escola CA
Referências:
Salgado, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista/ Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral – Brasília: Ministério da Educação,Secretaria de Educação à Distância; 2008. 208 p.
Ativ-4_AnibalGuedes