quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Minha navegação na internet

Curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Formador: Antonio Rangel Costa
Cursista: Antonio Aníbal Cardoso Guedes
Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia.

Minha navegação na internet.
A navegação na internet nos permite entrar em mundos desconhecidos, despertando curiosidade, sem imaginar que existisse, temos uma gama de informações que podem nos ajudar. Quando temos um ponto de partida, fica mais fácil nos orientarmos em um caminho, mas às vezes tomamos a direção errada. Com a internet, encontramos disponível em nosso computador, todas as ferramentas com acesso instantâneo que são facilitadas, com a utilização do hipertexto.
Que de acordo com Burke (2004) e Chartie (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. E que a idéia de hipertexto não nasce com a internet, nem com a web.
Hipertexto é um termo que remete a um texto em formato, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
O hipertexto é indicado para o processo de hiperaprendizagem e concretização também de hiperconhecimento. Essa construção é possível graças as mais variadas ramificações que o hipertexto busca. À medida que vamos estudando, a pesquisa nos remete para outro ponto cada vez mais enriquecedor.
Referências:
Salgado, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC-guia do cursista, Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008.
Atividade - 2.2

Nenhum comentário: